A importância da Educação Profissional no Ensino Fundamental!

A educação profissional é uma abordagem formalizada de treinamento especializado em uma escola profissional, através da qual os participantes adquirem conhecimento de conteúdo e aprendem a aplicar técnicas. Embora o conteúdo seja o que se espera que o participante aprenda ao frequentar uma escola profissional, essa educação também ajuda o participante a adquirir as competências necessárias para a prática e o comportamento adequados.

A formação profissional educa a nova geração de profissionais, ampliando as fronteiras do conhecimento e alcançando o atendimento à sociedade. A educação profissional está sendo cada vez mais solicitada a desempenhar um papel significativo na administração de novos programas dentro de estruturas contínuas e novas.

A sociedade em rápida transformação em que os profissionais existem exige que eles tentem maximizar o desempenho no trabalho. Não existe um modelo único que sirva como um protótipo de programa. Existem muitos programas que atendem às diversas necessidades de profissionais que assumem diferentes funções e responsabilidades.

Alguns objetivos comuns da educação profissional incluem incorporar o conhecimento e os valores básicos a uma disciplina profissional compreender os conceitos, princípios e técnicas centrais aplicados na prática atingir um nível de competência necessário para a entrada responsável na prática profissional e aceitar a responsabilidade pelo desenvolvimento contínuo da competência.

Ele é projetado para produzir profissionais responsáveis ​​e, em seguida, para garantir sua competência contínua na profissão, ajudando-os a reconhecer e compreender o significado do avanço do conhecimento profissional e melhorar os padrões de prática. Envolve a tradução da aprendizagem para a prática e destina-se a evitar que ocupações e profissionais se tornem obsoletos.

Papel da Educação Profissional

A essência do profissionalismo é a entrega de um serviço em resposta a uma necessidade social. A educação profissional é uma resposta às demandas da sociedade por ajuda especializada fornecida por pessoas competentes. O crescimento e desenvolvimento de uma profissão é uma função de necessidades específicas, e o papel do profissional muda devido a mudanças na sociedade.

A educação profissional responde à mudança de demandas e dá impulso à mudança do próprio campo, equilibrando um olhar para frente com as realidades do presente. A educação profissional é, portanto, reativa e iniciadora. A maior parte da resolução de problemas no trabalho é reativa porque é necessário tomar decisões e há pouco tempo disponível para pesquisa ou consulta com os pares.

Conhecimento e habilidades especiais já foram passados ​​de um profissional para outro por meio de aprendizado, foram experienciais e vieram de fontes não acadêmicas. Este método tornou-se inadequado para preparar profissionais competentes. As escolas foram estabelecidas com o objetivo de fornecer recursos financeiros e recursos humanos benéficos para a sociedade e treinar a próxima geração de pessoas.

O currículo tenta desenvolver disciplina e autoconsciência no profissional. Essas escolas são responsáveis ​​pelo planejamento e fornecimento de uma gama completa de serviços educacionais que permitem o aprendizado baseado no conhecimento por meio da integração de instrução, pesquisa e tecnologia.

Aprendizagem em Andamento e ao Longo da Vida

A educação profissional determina a qualidade dos serviços prestados. À medida que as mudanças na prática e na teoria ocorrem, o conhecimento aumenta e os níveis iniciais de competência tornam-se insuficientes para a prática efetiva. Não basta apenas colaborar ou trabalhar de perto com os colegas para encontrar maneiras de desenvolver novas práticas e novos talentos.

Uma maneira de melhorar práticas e talentos é através de oportunidades formais de aprendizagem que permitem refletir sobre o que é aprendido com os pares. Nenhuma profissão pode efetivamente lidar com as mudanças urgentes de padrões e ética que envolvem a prática, sem discutir mudanças e modificar tarefas. Buscar educação adicional para satisfazer a necessidade de informações adicionais é chamado de aprendizagem ao longo da vida.

Aprendizagem ao longo da vida é um esforço contínuo e contínuo de treinamento para profissionais. A aprendizagem ocorre através de esforços por parte dos trabalhadores em conjunto com as escolas profissionais. Baseia-se no conhecimento e entendimento atuais e é adaptado para refletir interesses e objetivos.

O desenvolvimento contínuo resulta no fortalecimento de práticas e no desenvolvimento de profissionais que assumem a responsabilidade pela manutenção de altos padrões. Muitos profissionais são auto-motivados para aprender novas competências exigidas no trabalho, porque lhes permite adquirir graus mais elevados de habilidade e comprometimento.

O treinamento e o desenvolvimento criam profissionais confiantes e especializados, motivados para aprender e comprometidos com a promoção do crescimento pessoal.

A Integração da Educação Tecnológica

A sociedade testemunhou uma explosão de conhecimento e capacidade tecnológica. Mudanças nas responsabilidades de trabalho e novas tecnologias requerem especialização tanto na profissão quanto na tecnologia. A Internet mudou a natureza da educação profissional, oferecendo uma alternativa à instrução em sala de aula tradicional que oferece os mesmos serviços que um ambiente de sala de aula regular.

A Internet é um ativo para o desenvolvimento profissional por causa da diversidade de recursos e idéias que ela tem a oferecer. Além disso, é facilmente acessível à maioria das pessoas e de fácil utilização. A Internet oferece uma variedade de opções de instruções baseadas na Web, incluindo e-mail, listas de discussão, listas de discussão, grupos de notícias, páginas da Web e sistemas de gerenciamento de cursos.

E-mail é uma ferramenta de comunicação fácil de usar usada para entregar cartas e memorandos. Geralmente envolve apenas texto e é uma maneira rápida de facilitar a interação e a discussão da turma. Ele permite que informações como tarefas e anúncios sejam enviados de um lado para o outro entre instrutor e aluno.

Listservs, listas de discussão e grupos de notícias são simples, convenientes e flexíveis de usar. Um list-serv é um grupo de discussão de interesse especial que distribui mensagens para muitos usuários em uma lista de discussão. Os usuários postam mensagens e o software listserv envia as mensagens para os membros. Listas de discussão são discussões que permitem aos usuários enviar mensagens para grupos de pessoas tão facilmente quanto para uma única pessoa.

Grupos de Notícias

Grupos de notícias são grupos de discussão organizados por tópico. As mensagens não são enviadas para uma conta de e-mail, mas são postadas em um local central de uma rede. Quando os usuários estão prontos, selecionam os tópicos em que estão interessados ​​e as mensagens que desejam ler. As páginas da Web também são uma ferramenta eficaz para trocar ideias na Internet.

Eles permitem que os participantes progridam através de materiais instrucionais para alcançar resultados de aprendizagem e participar de discussões eletrônicas em horários convenientes para eles, em seu próprio ritmo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Sistemas de gerenciamento de cursos são softwares comercialmente desenvolvidos que são projetados para gerenciamento de sala de aula, gerenciamento instrucional e avaliação de desempenho.

Eles permitem o acesso on-line, diretamente ou por meio de links de páginas da Web, ao conteúdo do curso. Esses sistemas monitoram o progresso dos participantes gerenciando arquivos dos participantes enquanto eles navegam pelo conteúdo do curso.

Cursos de desenvolvimento profissional na Internet oferecem novos desafios e novas oportunidades para a educação profissional. A Internet atende a maioria das necessidades de desenvolvimento profissional do século XXI. Outras oportunidades inovadoras continuam a se desenvolver e oferecerão mais serviços para ajudar na pesquisa e nos manterão informados sobre tópicos de interesse especial.

Ao utilizar esta tecnologia, a instrução é estendida para além das limitações físicas das salas de aula tradicionais. A tecnologia da Internet oferece um banco de dados ilimitado de novos conhecimentos disponíveis a baixo custo ou sem custo. A atenção é direcionada para o desenvolvimento profissional em todos os níveis.

Essa nova visão de desenvolvimento profissional requer uma nova visão de preparação que inclua a capacidade de relacionar a tecnologia a determinadas profissões e a campos relacionados. É essencial que os programas acessem e integrem a tecnologia para facilitar o aprendizado dos participantes. Este tipo de cooperação continua a construir um novo sistema educacional baseado no conceito tradicional de aprendizagem ao longo da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *